terça-feira, 25 de maio de 2010

Pesquisa sobre crescimento de crianças e adolescentes Brasileiros


Pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina e da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul compararam o padrão de crescimento de crianças e adolescentes brasileiros com curvas internacionais de referência para crescimento físico.
A avaliação realizada nos 41.654 escolares revelou que a estatura difere entre o sexo masculino e feminino a partir dos 10 anos de idade e que até os 12 anos as meninas são mais pesadas que os meninos. Ao comparar os valores de estatura e peso corporal de ambos os sexos com os valores de referência da Organização Mundial de Saúde e dos padrões Norte Americano foi identificado que os jovens brasileiros atingiram e ultrapassaram os pontos de referência. Esses dados sugerem que a magnitude do crescimento em peso corporal e estatura de crianças e adolescentes da zona urbana do Brasil estão cada vez mais semelhantes à reportada em países desenvolvidos, o que não era verificado duas ou três décadas atrás.
Os autores destacam que o estudo adiciona informações importantes e atualizadas sobre a comparação de crianças e adolescentes brasileiros com curvas de crescimento físico empregadas internacionalmente, podendo servir como parâmetro comparativo para investigações nas diferentes regiões brasileiras.
O estudo faz parte do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR), um observatório permanente dos indicadores de crescimento, desenvolvimento e estado nutricional de crianças e adolescentes brasileiros de 7 a 17 anos, cujo objetivo é delinear o perfil somatomotor, hábitos de vida e fatores de aptidão motora em crianças e adolescentes, tendo em vista agregar indicadores para subsidiar políticas de Educação Física e Esportes para escolares brasileiros. A coleta de dados referente a esse artigo publicado no Jornal de Pediatria ocorreu no ano de 2004 e 2005 em 23 estados da federação mais o Distrito Federal. Este projeto parte de um conjunto de projetos realizados pela rede dos Centros de Excelência Esportiva (CENESP), ligada ao Departamento de Excelência Esportiva e Promoção de Eventos da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte do Brasil.
O artigo completo pode ser acessado em: SILVA, Diego Augusto Santos; PELEGRINI, Andreia; PETROSKI, Edio Luiz e GAYA, Adroaldo Cesar Araujo. Comparação do crescimento de crianças e adolescentes brasileiros com curvas de referência para crescimento físico: dados do Projeto Esporte Brasil. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2010, vol.86, n.2, pp. 115-120. ISSN 0021-7557. doi: 10.1590/S0021-75572010000200006
Fonte: Scielo

Nenhum comentário:

Postar um comentário