sexta-feira, 26 de março de 2010

Asteróide acabou com os Dinossauros

A extinção dos dinossauros foi causada pela queda do um asteróide de grande impacto em Chicxulub, no México. Esta é conclusão de um estudo feito por um grupo internacional e publicado na revista Science, 5 Mar. 2010, v. 327, n. 5970, p. 1214-1218. O artigo completo pode ser acessado (assinantes) em The Chicxulub Asteroid Impact and Mass Extinction at the Cretaceous-Paleogene Boundary 
“O jogo temporal entre a camada de material ejetado e o início das extinções são padrões ecológicos no registro fóssil com modelagens de perturbações ambientais (por exemplo, a escuridão e frio) nos levam a concluir que o impacto de Chicxulub provocou a extinção em massa”
"O estudo foi feito por 41 cientistas de instituições de diversos países e fez a revisão de pesquisas conduzidas nos últimos 20 anos de modo a tentar determinar a causa da extinção ocorrida há cerca de 65 milhões de anos. O episódio eliminou os dinossauros, pterossauros e grandes répteis marinhos, abrindo caminho para a presença e domínio dos mamíferos" (FAPESP, 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário